Trabalhador Brasileiro – Um Bravo.

Trabalhador Brasileiro: Um Bravo!

Nosso país tem despontado como um dos vagões da locomotiva econômica mundial. É um fenômeno histórico de superação das dificuldades estruturais de um povo, juntamente com uma inacreditável mudança de classes sociais, onde milhões de pessoas passaram de classes pobres para classe média e alta. É um verdadeiro milagre dos tempos modernos. Mas no centro de tudo isso está a figura do trabalhador brasileiro.

Trabalhar faz parte inarredável de nossas vidas e já nos acostumamos a isso desde pequenos. Nossos pais trabalham, assim como nossos avós e nós,  desde os 16 anos de idade, já podemos legalmente ter nosso emprego devidamente registrado.  Temos, assim, grande parte de nossas vidas no trabalho, começando pelos cargos de menor remuneração e responsabilidade, passando por fases de amadurecimento, chegando ao final da vida laboral aos cargos mais elevados, tudo proporcional aos nossos esforços de preparação profissional e devidamente protegido pelo Direito Trabalhista e pelo Estado Brasileiro. Mas nem sempre foi assim.

Durante a Revolução Industrial, trabalhadores das fábricas não tinham qualquer tipo de vínculo com as empresas, não tinham jornadas de trabalho estabelecidas, podendo trabalhar mais de 12 ou 14 horas por dia, sem regulamentação quanto a remuneração mínima ou condições mínimas de trabalho. Era uma semi-escravidão imposta pelo capitalista. Em meio a essa injustiça, em 1º de maio de 1886, trabalhadores da cidade americana de Chicago, principal centro industrial americano da época, promoveram manifestações com greve geral, reivindicando redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Foram reprimidos com grande violência, com muitos presos, feridos e mortos. Em homenagem a esses trabalhadores, foi escolhido o dia 1º de maio como o Dia Mundial do Trabalhador.

Em pleno século XXI, grandes conquistas foram alcançadas por todo o planeta. No Brasil, essas conquistas foram consolidadas em uma carta legal, chamada Consolidação das Leis Trabalhistas, mais conhecida como CLT, onde estão sagradamente guardados os direitos conquistados pelos trabalhadores brasileiros ao longo de séculos de trabalho árduo e conquistas vibrantes. Ainda, o Brasil organizou seu Poder Judiciário, entre outros, com a chamada Justiça Trabalhista, compondo-se do TST, em Brasília, os TRTs distribuídos por todo o país e Varas Trabalhistas em quase todas as cidades. Essa Justiça Trabalhista é composta de funcionários federais, oferecendo aos trabalhadores grande proteção aos seus sagrados direitos, fazendo valer as conquistas consolidadas na CLT, trazendo paz e harmonia social para os brasileiros. São poucos os países que podem dizer ter uma justiça trabalhista tão bem organizada e equipada. Esta é, na verdade, a maior conquista dos trabalhadores brasileiros: uma Justiça Trabalhista atuante, bem equipada, com profissionais do mais alto nível, trazendo proteção aos mais desvalidos trabalhadores.

Neste 1º de maio do 11º ano do 3º milênio, parabéns trabalhadores brasileiros pelos direitos conquistados e parabéns Brasil pela forma com que trata seus trabalhadores. Os brasileiros estão em 7º lugar dos que mais se dedicam ao trabalho no mundo, à frente de China, Alemanha e Argentina. Força Brasil.

Anúncios

3 Respostas

  1. Verdade. Somos guerreiros lutamos por grandes conquistas…demonstramos coragem e força.

  2. O Brasil é um país que vem cada dia tendo um desempenho extraordinário no que refere ao contexto político.
    Grandes conquistas vem alcançando na economia mundial, isso só enfatiza que o Brasil está trabalhando muito, deixo claro que há uma coletividade com as mãos no arado.

    Enfatizando o que está no artigo onde o mesmo diz sobre o Brasil: “uma inacreditável mudança de classes sociais, onde milhões de pessoas passaram de classes pobres para classe média e alta. É um verdadeiro milagre dos tempos modernos. Mas no centro de tudo isso está a figura do trabalhador brasileiro.”

    É notável a quantidade de pessoas se libertando do analfabetismo, saindo da “caverna ”(Essa palavra foi pronunciada em sala de aula pelo sr. prof. Vilmar, onde o sr. levou a turma 211 – Contábeis do I Semestre à uma reflexão sobre a importância do conhecimento, do desejo de mudança e a busca insaciável pelo saber. Quero dizê-lo que essas palavras me levaram a repercutir sobre minha vida, meu futuro e a razão de que estou aqui para fazer a diferença, e como uma trabalhadora produzir algo novo para oferecer a esse país que é abençoado e que vai muito longe.), enfrentando a realidade com os pés no chão, superado as dificuldades que enfrentaram por não ter tido a oportunidade de estudar nos tempos remotos.

    Através da oportunidade de ter uma educação, vem consequentemente o saber e as pessoas passam a conhecer seus direitos, passam a exigi-los com mais afinco, pois tem a certeza que o seu clamor será atendido.

    Todo o mérito ao trabalhador brasileiro, pois sem a força e garra dessa gente, jamais o Brasil estaria nas condições que está hoje, um país que está cada dia alcançando seu espaço na economia mundial, sendo país modelo para outros países, tem uma diversidade de riquezas naturais e tende a ir muito além, podendo tornar-se uma potência mundial, acredito.

  3. “sagrados direitos, fazendo valer as conquistas consolidadas na CLT, trazendo paz e harmonia social para os brasileiros”.???
    Alguém já ouviu falar em precarização estrutural do trabalho? Bom, o termo é do pesquisador Ricardo Antunes e se refere a nossa atual realidade. Embora tenhamos conquistados muitos direitos, através de muita luta, hj poucos trabalhadores tem acesso a eles.Os empregadores se valem de muitas estratégias como o contrato temporário, as terceirizadas, os trabalhadores informais..e muitas leis que lhes permitem se ausentar de cumprir com muuitos direitos.
    Penso que tá na hora de retomar as lutas e reivindicar direitos a todos – efetivos, contratados, temporários, informais, cooperados…
    “classe trabalhadora do mundo inteiro uni-vos”! (Marx)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: